Hipersensibilidade intestinal, o que é, como é o diagnóstico e como resolvê-la
Hipersensibilidade intestinal, o que é, como é o diagnóstico e como resolvê-la
A hipersensibilidade intestinal, ou, síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal crônico, que ocorre devido ao aumento da permeabilidade intestinal. Ou seja, as células do intestino estão com um espaço entre elas, assim, bacteriana, fungos, metais pesados, toxinas, antígenos e nutrientes que ainda precisavam ser digeridos acabem parando na corrente sanguínea.
O que causa a hipersensibilidade intestinal?
A permeabilidade intestinal pode aumentar por diversos fatores como, componentes presentes nos alimentos, mudanças na microbiota intestinal, inflamação, motilidade alterada, ansiedade e depressão.
Causa dos sintomas e diagnóstico
A permeabilidade intestinal pode causar sintomas que estão ligados ao aumento na formação de radicais livres, má absorção de algumas vitaminas e minerais, estresse hepático, sobrecarga dos sistemas biliar e pancreático, danos hepáticos e comprometimento da detoxificação. Além disso, pode gerar uma resposta inflamatória que inicia um estado crônico de hipersensibilidade imunológica. Por fim, essa resposta alérgica também pode aumentar a retenção hídrica.
O diagnóstico é feito através de um teste que classifica a gravidade de cada sintoma com uma pontuação. Uma pessoa saudável tem uma pontuação inferior a 30. Uma pessoa com hipersensibilidade intestinal tem uma pontuação maior que 30 pontos.
Faça o teste online e sem pagar nada clicando aqui.
Tenho hipersensibilidade intestinal, o que faço agora?
Se você fez mais de 30 pontos, isso significa que está na hora de realizar uma intervenção. Pois, esses sintomas interferem na sua qualidade de vida e única forma de resolver esse problema é através da alimentação. A intervenção consiste em uma dieta LOW FODMAPS com duração de 4 semanas.
Este protocolo consiste em retirar alimentos que estão comumente relacionados a alergias e intolerâncias, assim como os alimentos ricos em FODMAPS que são carboidratos fermentáveis.
A retirada desses alimentos é geralmente feita em grupos a cada semana. Após as 4 semanas é feita a reintrodução dos alimentos semanalmente, nesse momento é importante observar qual grupo de alimentos irá causar os sintomas, até que seja possível identificar os alimentos que causam intolerância.
Agende sua consulta no botão a baixo, resolva esse problema e melhore sua qualidade de vida!
Sem precisar sair de casa
Tv. Cel. Silvio Van Erven, 12 - Bigorrilho, Curitiba
Av. República argentina, 1505 - Água Verde, Curitiba
Referencias
SILVA, S. M. C. S.; MURA, J.D’A.P. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2ed. São Paulo: ROCA, 2011.
CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica do adulto São Paulo: Manole, 2014.
World Gastroenterology Organisation. Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia. Probióticos e prebióticos. 2017. Disponível em: http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-andprebiotics-portuguese-2017.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
Confira vídeos de dicas e receitas nas redes sociais